JOSUÉ DE CASTRO
E AS FERIDAS ABERTAS QUE OS PODEROSOS
INSISTEM EM NÃO CURAR
José Romero
Araújo Cardoso – UERN-Mossoró (RN)
Benedito Vasconcelos Mendes –
UERN-Mossoró (RN)
As paisagens urbanas e rurais, através de sua geografia humana,
sobretudo, nas periferias do capitalismo globalizado que marca os dias atuais,
vêm sendo caracterizadas pelas manifestações aviltantes cada vez mais agudas do
drama da fome, que “consagram” o significado da exclusão de grande parcela dos
seres humanos, espalhada pelos quatro cantos do Planeta, e que ainda não foi
beneficiada pelas conquistas tecnológicas, bem como pela capacidade de gerar
emprego e renda decentes que garantam melhores dias, formulando, de forma
efetiva, o real sentido da cidadania.
Os donos dos meios de produção selecionam metodicamente espaços que são
e serão beneficiados pela ação do capital em suas múltiplas metamorfoses e
interesses, relegando ao esquecimento os que não interessam de imediato à
reprodução das estruturas de poder.
São os espaços marginalizados que não servem a curto ou médio prazos,
muitas vezes também a longo prazo, aos propósitos definidos em infindáveis reuniões temperadas pelo gosto refinado por dinheiro em quantidade absurdamente estratosférico.
muitas vezes também a longo prazo, aos propósitos definidos em infindáveis reuniões temperadas pelo gosto refinado por dinheiro em quantidade absurdamente estratosférico.
Assim, cotidianamente milhares de pessoas são atiradas no fosso da
miséria, da pobreza e da fome, pois sem perspectivas de melhores dias amargam a
triste realidade do abandono e do infortúnio, sendo submetidas à escravidão da
falta de interesses dos poderosos que as enxergam apenas como frios números das
estatísticas que permitem absurda maximização de lucros com interessante
minimização de custos para aqueles que são contemplados pelas benesses do
sistema.
Citando exemplo clássico presente nas distorções inter-regionais
brasileiras, indubitavelmente podemos afirmar que em consonância com o
despovoamento do campo no nordeste brasileiro desponta de forma imperiosa o agrobusiness
em determinados espaços rurais previamente selecionados, dotado de tecnologia
de primeiro mundo. Em contrapartida, a agricultura familiar vem sendo
notavelmente prejudicada e desestimulada em razão que percentual significativo
dos investimentos garantidos pelas políticas públicas voltadas para o agro,
viabilizadas pela ação do Estado, destina-se ao sucesso da produção agrícola
concentrada em atender as exigências do mercado externo a fim de gerar divisas
para fomentar a política paternalista que caracteriza a atuação do Estado em
garantir os privilégios da poderosa classe que detém o poder.
Além do mais, os poucos recursos destinados ao fomento da agricultura
familiar não vêm acompanhados de necessária e eficaz instrução técnica que
permita favorecer o sucesso da produção e da comercialização agropecuária, não
esquecendo ainda que existem graves denúncias de corrupção envolvendo a destinação
dos recursos para este setor produtivo que garante inúmeros benefícios para
suprir o mercado interno, ao contrário do primo rico que se dedica a atender as
exigências externas cada vez mais sofisticadas. O resultado óbvio é o
recrudescimento da situação de penúria dos que sofrem com a intransigência da
lógica do capital, avançando de forma desumana as conseqüências trágicas da
desnutrição.
Crianças, elos frágeis da teia maléfica montada pelo capitalismo, perdem
a visão por falta de alimentos, ficando apenas no couro e no osso devido à
ausência de proteínas que possam garantir a sobrevivência e engrossando
dia-a-dia as estatísticas referentes à mortalidade infantil, motivada por
doenças provocadas pela fome.
Esqueléticas e famintas, desfilam suas desditas pelos espaços menos
privilegiados das favelas, alagados, palafitas, pontes, campos adustos, lócus
urbanos sem infraestruturas e outros locais usados como moradias, pois,
sinônimos da ausência de compromissos, esses lugares se constituem nos
territórios da fome e das privações.
Enquanto isso, os poderosos que mandam e desmandam não demonstram
sensibilidade, comoção, atitude alguma concreta, que seja pragmática de fato,
que possa reverter o quadro surreal que vem tomando aspecto tétrico, cada dia
pintado de forma mais intensa com cores berrantes que revelam o drama da
miséria e da fome, da insensibilidade de parcela intransigente da humanidade
satisfeita e feliz com o esquema montado sobre privilégios.
Recantos esquecidos espalhados na imensidão nordestina abrigam
populações famintas e desvalidas cujas condições de vida são iguais às
apresentadas pelos grandes bolsões de carência crônica do continente africano,
pois os indicadores sócio-econômicos teimam em se repetir em cada amostragem
populacional que busca revelar a situação do povo brasileiro, embora saibamos
que muitas foram propositalmente maquiadas para atender determinados
interesses.
Mães aflitas, viúvas das secas e dos descasos, choram pelo destino que o
sistema relegou aos seus filhos, aos quais tudo é negado, desde um prato de
comida decente à educação de qualidade que possa garantir-lhes um futuro
melhor, com esperanças e felicidades, não esquecendo ainda que saúde também é
algo negado de forma injuriosa e infame. A injustiça tornou-se palavra de ordem
no imaginário dos poderosos. Historicamente, a pobreza vem sendo tratada como
caso de polícia, pois exemplo disso temos na forma desumana como os aparelhos
repressivos do Estado trataram Canudos, como verdadeiro caso de segurança
nacional, simplesmente porque a sociedade alternativa fundada no sertão baiano
conseguiu superar os limites extremos da exploração desmedida capitaneada pelo
draconiano latifúndio que impera desde a formação sócio-econômica brasileira.
A intensificação do drama da fome foi profetizada e alertada pelo
cientista Josué Apolônio de Castro (Recife – 05/09/1908 – Paris–24/09/1973)
quando de sua magnífica campanha em prol da erradicação do maior drama da
humanidade, mas desde então nada foi feito, pelo contrário, pois o problema ainda
está sendo encarado como um tema proibido, o qual escancara a mesquinhez
contida na manutenção e na reprodução das estruturas de poder que privilegiam
poucos e humilham a grande maioria excluída do complexo processo que
caracteriza os dias atuais.
A ousadia e a independência de Josué de Castro, quando denunciou a fome
como flagelo fabricado pelos homens, foram responsáveis por momentos ímpares na
história da humanidade, mas que, infelizmente, responsabilizaram-se também
pelos momentos de angústia que o levaram à morte prematura em seu exílio na
França, imposto pela intransigência dos militares que derrubaram o governo
constitucional de João Goulart, histórico herdeiro político de Vargas.
Refletir sobre as bases do pensamento do importante teórico nacional,
reconhecendo a importância da atualidade de suas pregações e defesas, é
condição sine qua non para que busquemos lutar pela superação dos
aviltantes contrastes que separam incluídos e excluídos, contribuindo dessa
forma para a consolidação de um mundo melhor, com justiça social e harmonia
para o gênero humano. Insistindo em não curar as feridas abertas com o drama da
fome, os poderosos do planeta alimentam insatisfações cujas conseqüências
poderão se revelar imprevisíveis, pois a partir do momento que o grito dos
excluídos tornar-se mais intenso e estridente talvez a composição contida na
superestrutura não surta tanto efeito a fim de abafar as reclamações que se
avolumam de forma impressionante devido a ausência de amor que vem sendo
observada na conjuntura em que impera a ganância e a falta de compromissos com
a sofrida realidade humana daqueles que estão à espera de olhares mais humanos
e compenetrados com suas situações desesperadoras.
A publicação pelo alto comando militar do Ato Institucional número 1, em
abril de 1964, trouxe em sua lista os nomes cassados de vários políticos e
personalidades ligados ao governo deposto de João Goulart, encontrando-se entre
esses o do médico, geógrafo e sociólogo brasileiro, cidadão do mundo, Josué
Apolônio de Castro, autor de grandes clássicos como Geografia da Fome (1946) e Geopolítica
da Fome (1951), considerados importantes contribuições para as causas
humanas, publicados pós-segunda guerra mundial.
Josué de Castro escolheu a França para o exílio, voltando a ministrar
aulas em grandes instituições de ensino superior, como a Sorbonne e Vincennes.
Instalado na capital francesa, intensificou a luta humanista que marcou toda a
vida do grande cientista nacional.
No Brasil, a ditadura militar considerou Josué de Castro persona non
grata, recolhendo seus livros das bibliotecas e das universidades
nacionais. Quem fosse pego lendo Geografia
da Fome, ou outro clássico escrito pelo homem que lutou contra a
desnutrição e em prol da paz, estava passível de ser enquadrado na lei de segurança
nacional, pois sua produção tornou-se tema proibido.
Escancarar as estruturas de dominação forjadas pelo homem contra o
próprio homem foi considerado o grande pecado de Josué de Castro, pois sua
ousadia ao denunciar as injustiças sociais garantiu-lhe a ira de inimigos
poderosos, pessoas beneficiadas pelo modelo que ainda tem sua vigência nos dias
atuais, principalmente quando, com a urbanização anômala e acelerada,
recrudesceu o problema da fome e da miséria.
Constatar que Josué de Castro e sua vasta produção ainda são
desconhecidos soa como algo misterioso e inadmissível em pleno século XXI,
tendo em vista a importância e a atualidade do pensamento deste teórico
nacional para a compreensão e elucidação dos graves transtornos sociais que se
agigantam cotidianamente, pois a confirmação de profecias feitas há mais de
quarenta anos é reconhecida no presente.
Por essa razão, justifica-se a busca para alcançar objetivos definidos
em projeto de extensão apresentado ao Departamento de Geografia do Campus Central
da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte, denominado Discutindo a
importância e a atualidade do pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas
Municipais e Estaduais de Mossoró/RN.
Intuindo assinalar a participação da Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte nas comemorações do centenário de nascimento de Josué de
Castro, ocorrido no ano de 2008, buscamos assistir a um público-alvo bastante
parecido no que tange às origens do injustiçado cientista brasileiro.
Quando da aplicação desse projeto de extensão, observamos imediata
identificação dos alunos com a vida, com as idéias e com a permanência de suas
defesas. Nascido em zona miserável da capital pernambucana, no dia 5 de
setembro de 1908, Josué de Castro nunca esqueceu suas origens, pois, mesmo
quando desempenhava a mais alta e importante função, quando de suas gestões no
Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, criada sob os
auspícios do seu particular amigo Lord J. Boyd Orr, sempre voltava aos mangues
recifenses para ouvir seus personagens de infância, os catadores de
caranguejos, saber como vivam, o que pensavam e o que sofriam devido à
intensidade das mazelas sociais que nos dias de hoje são mais intensas e
profusamente presentes em nossa sociedade.
Josué de Castro teve a iniciativa de pintar o quadro social com cores
berrantes, não poupando o dramático e tétrico problema da fome em sua real
dimensão, tendo alertado as autoridades mundiais para o colapso geral caso não abrissem
mão das vantagens impressionantes desfrutadas por uma pequeníssima minoria
privilegiada e agraciada com todos os benefícios da exclusão da grande maioria,
pois afirmou que um terço da população mundial não dormia temendo os outros
dois terços que passavam fome.
A defesa intransigente da paz se constituiu em um dos pilares das
propostas de solução para o problema da fome no planeta. Josué de Castro
defendeu com entusiasmo que a segurança social, compreendida pelo investimento
em saúde, educação, cultura, nutrição, etc., é muito e infinitamente mais
importante que a segurança nacional baseada em armas, não se justificando o
destino astronômico de recursos para a modernização do setor armamentista, o
qual tem uma única finalidade, qual seja, fomentar a morte e a destruição.
Com certeza, encontra-se uma importante explicação para o ódio devotado
pela ditadura militar contra Josué de Castro nesta máxima em prol da vida, da
harmonia e da solidariedade entre os povos.
A indicação de Josué de Castro duas vezes para o Nobel da Paz
encontra-se na intransigência com que defendeu a idéia de que a felicidade
humana, traduzida na segurança social, é mais importante do que a ênfase aos
disparos de canhões e metralhadoras que levam a desgraça aos quatro cantos do planeta.
Levar o exemplo de Josué de Castro para estudantes do ensino fundamental
de escolas públicas municipais e estaduais, seja de Mossoró ou de qualquer
outro município potiguar ou brasileiro, constitui-se, indubitavelmente, em
importante fundamento que alicerça a formação de novas consciências, tendo em
vista que ao superar a pobreza crônica, apostando na educação e na cultura, fez
de Josué de Castro modelo a ser seguido a fim de buscar novos horizontes em uma
sociedade estruturada de forma rígida e inflexível no que diz respeito à
manutenção dos privilégios que a cada dia que passa se tornam mais intensos e
desrespeitosos para os que sofrem com as condições sociais aviltantes impostas
pelos homens contra os próprios homens.
Em 1º de abril de 1964, o pernambucano e cidadão do mundo Josué Apolônio
de Castro se encontrava ocupando o posto de embaixador do Brasil junto aos
organismos da ONU, em Genebra, Suíça. Na década de 50 havia ocupado a
presidência da FAO, marcando época em razão da forma intransigente como
defendeu o acesso pleno da população do globo às conquistas da era moderna,
incluindo, primordialmente, o direito de toda a população do planeta desfrutar
de nutrição digna, bem como a implementação de uma existência humana sob a
égide da paz.
Com o advento do regime militar, triunfando idéias reacionárias e
conservadoras, as quais se contrapunham às propostas inovadoras do governo
Jango, Josué de Castro pediu demissão do alto cargo que ocupava a serviço do
governo democrático brasileiro.
Esse brasileiro que lutou incessantemente em prol da paz e pela
erradicação da fome no planeta encabeçava lista de banidos, divulgada pelo Ato
Institucional nº 1, cuja publicação foi efetivada onze dias após o golpe de
1964. Os militares escolheram a dedo importantes personalidades dos cenários
político-sociais e intelecto-culturais brasileiros, consideradas esquerdistas,
cujas idéias eram contrárias à bandeira erguida sobre o lema “Deus, Pátria e
Família”, tornando-os renegados. Os objetivos, claros e óbvios, eram destilar
ódio e garantir a manutenção do status quo que estava sendo ameaçado
pelas ideias populistas do herdeiro político de Vargas, deposto pela força das
baionetas, bem como das de suas bases de sustentação, as quais abrigavam também
os temidos comunistas.
Josué de Castro escolheu Paris, capital da França, para fixar-se com a
família durante o exílio, o qual pensava ser breve, em sua lúdica imaginação.
Lecionou em instituições de ensinos superiores francesas e se aproximou mais
ainda de importantes personalidades mundiais, frisando que o mesmo era uma
dessas. Nas décadas de 50 e 60 do século passado, três figuras eram
indispensáveis quando das reuniões da Organização das Nações Unidas, cujos
temas se referissem ao gênero humano: Lord Boyd Orr, o idealizador da FAO,
Bertrand Russel e Josué de Castro. Esse grande brasileiro não esqueceu de dar
continuidade às suas batalhas em prol da melhoria da qualidade de vida de
significativa parcela da humanidade, a qual ainda sofre de forma inclemente com
os efeitos da fome epidêmica. Concentrou sua preocupação e propostas,
primordialmente, na busca de solução para os dramas que afligem excluídos do
Terceiro Mundo.
Pacifista por convicção, Josué de Castro acreditava que, revertendo o
montante volumoso de capitais destinado ao armamentismo, aplicando-o na
produção visando atender necessidades básicas dos seres humanos do planeta,
seriam atingidos níveis satisfatórios de desenvolvimento humano em todo o
mundo.
Condenou com veemência a dinâmica da indústria bélica, alimentada pelo
ódio e pela busca da hegemonia, do poder estratégico em diversas escalas. Os
militares, cujo pensamento era contrário às idéias e às lutas encabeçadas por
Josué de Castro, sabiam da importância desse cientista e ativo militante
político, principalmente no que diz respeito à necessidade.
As instituições de ensinos superiores foram proibidas de comentar,
explanar, divulgar ou até mesmo fazer breves referências sobre o homem que
revolucionou a Ciência, devido à inovação metodológica que permitiu mapear os grandes
problemas sociais enfrentados pelo país e pelo mundo. Livros de sua autoria
foram banidos das universidades brasileiras e bibliotecas, sendo declarados
malditos. Sua principal obra, intitulada Geografia
da Fome, de 1946, é um marco no que diz respeito à elucidação dos
contrastes da realidade brasileira. Cinco anos depois, quando do lançamento de Geopolítica da Fome, Josué de Castro
dinamizou o mais importante estudo realizado no planeta sobre o grande flagelo
que maltrata parcela significativa da humanidade.
A pregação pacifista de Josué de Castro, bem como sua desmistificação ao
ufanismo que caracterizou acentuadamente as décadas de cinqüenta e sessenta,
provando cientificamente os males e as agruras da fome, até então ocultos, o
transformou em persona non grata ao regime militar brasileiro, então
representante e gestor dos interesses da elite hegemônica e do capital
transnacional. Em Paris, Josué de Castro tentou, sem nenhum sucesso, fazer com
que a embaixada brasileira enfatizasse os trâmites legais a fim de que este
renomado cientista pudesse regressar ao solo brasileiro. Todos os seus pedidos
foram insistentemente negados.
A Ditadura Militar, cujos dirigentes viam o armamentismo como condição
imprescindível de existência, enxergava em Josué Apolônio de Castro uma ameaça
potencial à efetivação de seus interesses, de servir à burguesia em suas
pretensões de maximização de lucros.
Lutar em favor dos deserdados do sistema representaria contestação
inadmissível ao poder das baionetas. Torturas e inúmeras arbitrariedades, assessoradas
pelo Ato Institucional nº 5, eram fatos corriqueiros na conjuntura nefasta
dominada pelo terror imposto pelos militares.
Uma semana antes do dia 24 de setembro de 1973, quando faleceu o mais
influente e importante cientista e militante político brasileiro do século XX,
morto de infarto e, mais ainda, provocado pela saudade do Brasil, detentor do
título de cidadão do mundo, indicado duas vezes para concorrer ao prêmio Nobel
da Paz, entre outros, como o Prêmio da Academia de Ciências dos EUA, reiterou,
sem sucesso, solicitação à embaixada brasileira de visto em passaporte.
Como Josué de Castro e suas ideias eram temidos pelos militares está
traduzido no verdadeiro esquema de segurança montado pelos órgãos de repressão
quando do seu enterro no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro.
Acredito que a família cometeu um grave erro, pois Josué de Castro
deveria ter sido sepultado na França, aumentando, dessa forma, o grau de culpa
da Ditadura Militar no que diz respeito à maneira medíocre como essa infame
estrutura de governo instalado no Brasil, a partir de 1964, estendendo-se até
1985, tratou o mais importante brasileiro do século XX. Os militares o levaram
à morte em razão do amor e do compromisso que tinha com os excluídos do Brasil
e do mundo, por não permitirem que ele sentisse o cheiro da pobreza do Brasil
e, principalmente, dos mangues do Capiberibe, em Recife, Estado de Pernambuco,
sua cidade natal, assim como do povo que ele acompanhou em sua infância pobre,
que nos mangues busca o sustento, estando aí a razão original do despertar das
lutas e das ideias desse espetacular homem de Ciência, cuja projeção e
reconhecimento se revelaram espetaculares, a nível global, mas que se tornou
vítima da infâmia e da mediocridade de uma parcela intransigente e conservadora
da espécie humana, capaz de tudo para garantir privilégios.
Desconhecido da maioria das gerações presentes, Josué Apolônio de
Castro, gradativamente, rompe o casulo que o ostracismo perverso dos militares
determinou no ensejo do verdadeiro complô estruturado com o objetivo de
alijá-lo da memória nacional.
Reconhecer a importância da clarividência disseminada pelas obras e
pelas lutas desse grande brasileiro significa referendar a necessidade de
intervir no modelo, tornando-o humano e menos fomentador de contrastes
aviltantes entre as classes sociais.
Josué de Castro foi um profeta das Ciências Sociais no planeta. Quando
da publicação de clássico intitulado Geografia
da Fome no ano de 1946, lançado imediatamente pós-segunda grande guerra, um
dos mais importantes livros de sua extensa produção, foi traduzido em vinte e
cinco idiomas, demonstrando a importância da análise efetivada pelo consciente
pernambucano.
A regionalização brasileira enfatizada em Geografia da Fome destacou a existência de cinco áreas com
características singulares no que diz respeito aos aspectos nutricionais: A
amazônica, o nordeste açucareiro, o sertão, o centro e o sul.
Josué de Castro inovou ao inserir perspectivas analíticas diferenciadoras
da produção científica em voga, contestando as previsões apocalípticas de
Malthus e denunciando a concentração da terra no Brasil. Provou que em 1946
havia condições concretas de alimentar a multidão de famintos se houvesse
prioridade para a agricultura familiar.
Os livros Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, este publicado no
ano de 1951, renderam importantes prêmios internacionais a Josué de Castro. A
luta em prol da paz fez com que o renomado cientista nacional fosse indicado
duas vezes para o Prêmio Nobel destinado a esta categoria. Josué de Castro foi
indicado ainda para concorrer ao Nobel de medicina em razão dos seus estudos
sobre a nutrição no planeta. Infelizmente não foi contemplado em nenhum dos
setores.
Pela publicação da Geografia da
Fome, Josué de Castro recebeu o prêmio Roosevelt da Academia de Ciências
dos EUA, e em razão de sua luta sem trégua por um mundo sem guerras, pela
criteriosa ênfase ao pacifismo, recebeu o prêmio internacional da paz.
Nos dias de hoje, cerca de 16 milhões de pessoas, de brasileiros, vivem
abaixo da linha da pobreza, sobrevivendo com menos de setenta reais por mês.
Caso as pregações de Josué de Castro tivessem sido colocadas em prática há mais
tempo, a situação desumana vivida por esses seres humanos, gente como a gente,
não estaria tão grave, não obstante no presente estar havendo certo alento no
que diz respeito à importância de determinadas políticas públicas que visam
erradicar a fome e a pobreza crônica no Brasil, embora ainda primem pelo mero
assistencialismo, pois a geração de emprego e renda é absolutamente necessária
a fim de combater esses males sociais.
Eficaz distribuição de terras como devido implemento às condições
necessárias a fim de fixar o homem no campo ainda não foi concretizada. O
latifúndio e a ganância dos poderosos ainda perduram na atualidade, imperando
as exigências do agrobusiness a fim de garantir as impecáveis exigências
do mercado externo, reeditando a essência do pacto colonial que viabilizou o
sistema de plantação.
Mais de 50% dos milhões de miseráveis brasileiros se concentram no Nordeste
brasileiro, no qual nasceu Josué de Castro. Não mudou nada desde a publicação
da Geografia da Fome, ou seja, a
porção rica e privilegiada do espaço geográfico nacional encontra-se
impecavelmente estruturada, não obstante haver pobreza a mais do que quando do
lançamento do célebre livro, em razão do avanço da urbanização motivada
principalmente pela industrialização tardia e dependente que começou a ser
definida quando do governo entreguista de JK.
As denúncias esboçadas por Josué de Castro há sessenta e cinco anos
ainda não suscitaram correção das distorções aviltantes que fazem da sociedade
brasileira uma das que mais se destaca pela concentração abusiva de renda que
se responsabiliza pela exponência da fome e da miséria absurdas no território
nacional.
O projeto de extensão intitulado Discutindo
a importância da atualidade do pensamento de Josué de Castro em Escolas
Públicas Municipais e Estaduais de Mossoró/RN foi iniciado no primeiro
bimestre de 2008. Buscamos marcar o centenário de nascimento de Josué de
Castro, ocorrido em 5 de setembro de 2008, disseminando informações sobre suas
ideias e perspectivas para os problemas sociais que afligem consideravelmente o
planeta nos dias de hoje.
O que motivou a elaborar esse projeto de extensão foi a constatação de que
Josué de Castro ainda é desconhecido da grande maioria, pois as imposições da
ditadura militar no que diz respeito à necessidade, para os militares e para os
donos do poder, de apagá-lo da memória nacional ainda tem sua vigência. Outro
forte motivo para termos elaborado este projeto de extensão encontra-se na
constatação de que a fome se intensificou extraordinariamente, cumprindo as
profecias que Josué de Castro fez há mais de 40 anos. Além do mais, nunca foi
preciso tanto que a paz, outro importante pilar do pensamento do cientista
brasileiro, esteja presente em nosso cotidiano.
À frente desse projeto de extensão estão dois professores, lotados no
Departamento de Geografia do Campus Central da UERN: Prof. Ms. José Romero
Araújo Cardoso, coordenador, e Prof. Dr. Benedito Vasconcelos Mendes,
subcoordenador. A UERN apóia o projeto através da institucionalização do mesmo,
via Departamento de Geografia.
Os alunos demonstram bastante interesse, pois se identificam de imediato
com as defesas de Josué de Castro, bem como com a vida dele, pois Josué teve
uma infância pobre, bem humilde, com muito esforço chegou à posição desfrutada
nas décadas de cinqüenta e de sessenta, quando se tornou uma das mais importantes
personalidades do planeta. Levamos o exemplo dele para as salas de aula do
ensino fundamental das escolas públicas municipais e estaduais de Mossoró, como
forma de motivar os alunos a nunca desistir dos estudos, a seguirem os passos
de Josué de Castro, pois ele superou a pobreza através da educação e da
cultura.
Pretendemos assistir todas as escolas públicas municipais e estaduais de
Mossoró, primeiro na zona urbana e depois na zona rural. Depois levaremos o projeto
de extensão intitulado Discutindo a
importância da atualidade do pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas
Municipais e Estaduais de Mossoró/RN para outros municípios da região.
Josué de Castro parece que ainda é um tema proibido. O trabalho que a
ditadura fez no sentido de ocultar o nome desse grande cientista e suas ideias
ainda tem sua vigência. Timidamente, a mídia abre pequenos espaços para expor a
importância desse grande brasileiro, mas as iniciativas ainda soam restritas,
por isso Josué de Castro e suas defesas se constituem em informações quase
inéditas para a maioria dos professores das escolas públicas municipais e
estaduais que assistimos até o presente momento.
As principais ideias de Josué de Castro são que a fome é um produto de
estruturas defeituosas, fabricada pelo homem contra o próprio homem, e que
somente com amor e solidariedade poderemos superar os contrastes. Outra pedra
angular do pensamento de Josué de Castro é que a paz é condição sine qua nonpara
extinguir o drama da fome. Josué de Castro defendia que a segurança social é
mais importante do que a segurança nacional baseada em armas, pregando a
contenção imediata do armamentismo que exige bilhões e bilhões e que o montante
resultante dessa poupança fosse investido em alimentação, saúde, educação,
etc., na segurança social. Devido a esta defesa intransigente da segurança
social, a ditadura militar elegeu Josué de Castro inimigo público número um,
tornando-o persona non grata, pois ele morreu de saudades do Brasil
quando do exílio na França.
Em primeiro lugar notamos que há nítida motivação, constatada através
das fotografias da aplicação do projeto, em seguida a contribuição encontra-se
no despertar de novas consciências acerca dos problemas nacionais, pois a
essência do pensamento de Josué de Castro é mais atual do que nunca.
Para a formação desses jovens, o exemplo de Josué de Castro é
importantíssimo, tendo em vista que ele proveio da mesma classe do público-alvo
assistido. Poderíamos, em verdade, passar tempo considerável elencando a série
de contribuições propiciada pelo projeto de extensão intitulado Discutindo a importância da atualidade do
pensamento de Josué de Castro em Escolas Públicas Municipais e Estaduais de
Mossoró/RN, mas em linhas gerais podemos afirmar que viabilizar a
descoberta das contradições da sociedade e a ênfase à identidade são efetivas
contribuições para o jovem brasileiro, sobretudo quando impressionante crise de
valores assola a juventude de hoje, principalmente no que diz respeito à apatia
para a importância da educação e da cultura como molas propulsoras das
transformações.
No ensejo das comemorações referentes ao centenário de nascimento do
cientista Josué de Castro, cuja luta se concentrou no estudo de proposta sobre
o problema da fome e na defesa da importância da paz, propusemos extensão de
conhecimentos sobre o importante teórico nacional para alunos do ensino
fundamental de escolas públicas municipais e estaduais de Mossoró (RN),
cumprindo 50% da proposta contida no projeto extensionista.
Marca o objetivo desse projeto de extensão dinamizar conhecimentos sobre
Josué de Castro e suas propostas de cidadania para docentes e discentes do
ensino fundamental de escolas públicas municipais mossoroenses.
A metodologia constou de exposição sobre a vida, obras, lutas, defesas e
agruras de Josué de Castro, exibição de vídeo-documentário tendo por título Josué de Castro: Cidadão do Mundo,
dirigido pelo cineasta Sílvio Tendler, debates e solicitação de redações sobre
o tema abordado, com ênfase à atualidade do problema da fome.
Sete escolas municipais foram visitadas na primeira etapa do projeto
extensionista, cujos discentes do ensino fundamental produziram ao todo 156
textos dissertativos sobre a temática abordada, sendo que no Colégio Evangélico
Leôncio José de Santana, cuja visita da equipe ocorreu no dia 27 de maio de
2008, os alunos, em um total de 65 presentes, entregaram 8 redações, sendo 100%
do 9º ano. Na Escola Municipal Ronald Pinheiro Neo Júnior, cuja visita da
equipe ocorreu no dia 3 de junho de 2008, os alunos, em um total de 80
presentes, entregaram 18 redações, sendo 12 do 5º ano (66,6%), 1 do 6º ano
(5,5%), 2 do 7º ano (11,1%) e 3 do 8º ano (16,6%). Na Escola Municipal Dinarte
Mariz, cuja visita da equipe ocorreu no dia 17 de junho de 2008, os alunos, em
um total de 75 presentes, entregaram 6 redações, todas do 4º ano. Na Escola
Municipal Francisco de Assis Batista, cuja visita da equipe ocorreu no dia 24
de junho de 2008, os alunos, em um total de 84 presentes, entregaram 42
redações, sendo 21 do 6º ano (50%), 10 do 7º ano (23,8%), 11 do 9º ano (26,1%)
e 3 do 8º ano (16,6%). Na Escola Municipal Castro Alves, cuja visita da equipe
ocorreu no dia 10 de junho de 2008, os alunos, em um total de 45 presentes,
entregaram 26 redações, sendo 6 do 3º ano (23%), 4 do 4º ano (15,3%) e 16 do 5º
ano (61,5%). Na Escola Municipal Joaquim Felício de Moura, cuja visita da
equipe ocorreu no dia 8 de julho de 2008, os alunos, em um total de 96
presentes, entregaram 56 redações, sendo 22 do 5º ano (39,2%), 5 do 6º ano
(8,9%), 8 do 7º ano (14,2%) e 21 do 9º ano (37,5%). Nenhum discente da Escola
Municipal José Benjamin, cuja visita da equipe ocorreu no dia 22 de julho de
2008, entregou redação. Não obstante a ausência de textos produzidos na Escola
Municipal José Benjamin, foi relevante o resultado obtido na primeira etapa do
nosso projeto de extensão, tendo em vista que constatamos empiricamente a
acolhida às informações transmitidas ao longo da concretização dos trabalhos,
inéditas para a maioria do público-alvo, personificada na demonstração de
interesse dos discentes através da elaboração de redações sobre o tema
enfocado.
Na segunda etapa do projeto de extensão sobre a importância e a
atualidade do pensamento de Josué de Castro, foram visitadas quatro escolas
públicas estaduais, pois em razão da greve deflagrada recentemente ficou
impossibilitado de contemplar todas as unidades educacionais selecionadas. Na
Escola Estadual Moreira Dias, cuja visita da equipe ocorreu no dia 4 de
novembro de 2008, os alunos, em um total de 62 presentes, todos do 7º ano,
produziram 27 redações, ou seja, apenas 43,5% dos presentes. Na Escola Estadual
Monsenhor Raimundo Gurgel, cuja visita da equipe ocorreu no dia 11 de novembro
de 2008, registrou-se a presença de 69 alunos, os quais produziram 69 redações,
ou seja, 81,5%, todos do 6º ano. Na Escola Estadual Santa Terezinha, cuja
visita da equipe ocorreu no dia 18 de novembro de 2008, estiveram presentes 58
alunos, os quais produziram 58 redações, perfazendo um percentual de 100% dos
presentes que entregaram redações, sendo 30 do 7º ano ( 51,7%) e 28 do 8º ano
(48,3%). Na Escola Estadual Padre Sátyro, cuja visita da equipe ocorreu no dia
25 de novembro de 2008, os alunos, em um total de 53 presentes, produziram 19
redações, ou seja, apenas 35,8% dos presentes, sendo 8 do 5º ano ( 42,1%), 5 do
4º ano (26,3%) e 6 do 3º ano (31,6%). As Escolas Estaduais Onzieme Rosado
Fernandes Maia, Paulo Freire e Sólon Moura ficaram para ser contempladas na
próxima etapa do projeto de extensão em que se discute a importância e a
atualidade do pensamento de Josué de Castro em escolas públicas municipais e
estaduais do município de Mossoró/RN. Devido a impedimento em razão da greve
docente da rede estadual de ensino do Estado do Rio Grande do Norte, deflagrada
no início do mês de março de 2008, apenas 78,5% das escolas contempladas
puderam ser visitadas, embora na rede municipal 100% das unidades de ensino
foram visitadas e na rede estadual 57,1% puderam ser assistidas pela equipe que
faz projeto de extensão sobre Josué de Castro, o qual se encontra inserido em
pauta de trabalho docente do Departamento de Geografia da Faculdade de
Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Quando o calendário marcar o dia 24 de setembro de 2013, assinalar-se-á
a triste cronologia referente aos quarenta anos de falecimento no exílio na
França do médico, geógrafo, sociólogo e cidadão do mundo Dr. Josué Apolônio de
Castro.
O célebre autor de Geografia da
Fome (1946) e Geopolítica da Fome
(1951) integrou a lista dos cassados políticos pela Ditadura Militar quando da
publicação do Ato Institucional nº 1 (AI-1), o qual, além de Josué de Castro,
trazia ainda nomes que também foram banidos do país e que tiveram grande
importância política, social e intelectual no Brasil antes do advento do
militarismo, a exemplo de Leonel Brizola, Juscelino Kubitschek de Oliveira,
Jânio Quadros, João Goulart, Neiva Moreira, Pelópidas Silveira, Miguel Arraes,
entre outros.
Josué de Castro recebeu convites de diversos países para que cumprisse o
exílio de dez anos imposto arbitrariamente pela junta militar que assumiu o
poder em 1º de abril de 1964 em nosso país. Escolheu a França para vivenciar
sua desdita, tendo em vista que era muito apegado às raízes, ao solo pátrio, ao
Nordeste brasileiro e ao Estado de Pernambuco.
O grande cientista que presidiu o Fundo das Nações Unidas para a
Agricultura e Alimentação (FAO) em duas oportunidades (1952-1954 e 1954-1956),
tendo sido laureado com significativas honrarias, como o Prêmio Internacional
da Paz e o Prêmio Roosevelt da Academia de Ciências dos Estados Unidos, pela
publicação do clássico livro Geografia da
Fome, além de indicado duas vezes para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz,
considerava-se injustiçado pelos militares quando de sua cassação e exílio.
Josué de Castro passou a sofrer graves crises depressivas em seu
ostracismo em terras estrangeiras, não obstante ter intensificado a luta
humanista e voltado a lecionar em renomadas Instituições de Ensino Superior
Francesas, como a Sorbonne e Vincennes.
No Brasil, suas obras estavam censuradas, seu nome proibido e vítima de
espetacular processo de exclusão da memória nacional, a qual ainda,
infelizmente, perdura como resquício das imposições ditatoriais dos militares,
cuja visão reacionária vislumbrava Josué de Castro como “inimigo da pátria”, um
verdadeiro “traidor” dos ideais alicerçados na Ordem e no Progresso, tendo em
vista a forma incisiva como meteu o dedo na ferida das desigualdades,
denunciando a fome como um flagelo fabricado pelos homens contra seus próprios
semelhantes e não resultado de “causas naturais” como era pensado pela Ciência
distorcida que orientava a construção social em sua época.
Mesmo no exílio, Josué de Castro era monitorado pela Ditadura Militar, a
qual o enxergava como “notório comunista”, pois suas ideias, independência e
ousadia eram vistas como ameaças ao sistema instituído em abril de 1964, cuja
ideologia desenvolvimentista primava pelo privilégio de uma minoria
historicamente beneficiada em detrimento das necessidades da imensa maioria
deserdada ao longo da evolução histórica e social brasileira.
As crises depressivas da maior inteligência brotada em solo brasileiro
intensificaram-se em razão das constantes negativas da embaixada brasileira em
dar visto em seu passaporte, o que garantiria retorno à sua terra natal. O embaixador
brasileiro na França que se notabilizou pela intransigência de não permitir o
retorno de Josué de Castro ao Brasil era o General Aurélio Lyra Tavares.
Faltando menos de sete meses para que se cumprisse o tempo de exílio
determinado pelo AI-1, no caso dez longos anos, falhava irremediavelmente o
coração do velho batalhador pelas justas causas da humanidade.
Josué de Castro faleceu em seu apartamento na capital francesa. Mesmo
morto, os militares ainda viam em Josué de Castro ameaça à ordem estabelecida,
pois houve uma série de exigências, como a proibição de fotografias, para que
se efetivasse a permissão dos militares para que seu corpo fosse enterrado no
cemitério São João Batista no Rio de Janeiro.
A atualidade do pensamento de Josué de Castro ainda assusta a elite
dominante, tendo em vista que ainda permanece desconhecido de grande parte da
população brasileira por quem tanto batalhou e empenhou sua vida a fim de lutar
por melhores condições de vida para um povo sofrido que, mais do que nunca,
espera por melhores dias que possam permitir usufruto de existência digna
dentro dos padrões humanitários que foram intensamente pregados pelo valente
pernambucano que nas décadas de cinquenta e sessenta do século passado se tornou
uma das mais importantes personalidades do planeta, graças à defesa célebre da
valorização do gênero humano em todas as dimensões.
BIBLIOGRAFIA
CONSULTADA
CARDOSO, José Romero Araújo;
MENDES, Benedito Vasconcelos. Discutindo
a importância da atualidade do pensamento de Josué de Castro em Escolas das
Redes Estadual e Municipal de Ensino do Município de Mossoró - Estado do Rio
Grande do Norte. Mossoró/RN, PROEX/UERN, 2008 (Projeto de Extensão)
CASTRO, Anna Maria de (org.). Fome:
um tema proibido - últimos escritos de Josué de Castro. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2003
CASTRO, Josué Apolônio de. Geografia
da Fome – O dilema brasileiro – Pão ou Aço. 10 ed. revista. Rio de
Janeiro: Edições Antares, 1984
_____. Geopolítica da Fome – Ensaio
sobre os problemas de alimentação e de população no mundo. 4 ed. revista e
aumentada. São Paulo: Editora Brasiliense, 1957, vol. 1 e 2
_____. O livro negro da fome. São Paulo:
Editora Brasiliense, 1957
_____. Ensaios de Geografia Humana. São
Paulo: Editora Brasiliense, 1957
_____. Ensaios de Biologia Social. São Paulo: Editora Brasiliense, 1957
_____. Homens e Caranguejos. Porto:
Editora. Brasília, 1967
CENTRO JOSUÉ DE CASTRO. Disponível em <http://www.josuedecastro.org.br/jc/jc.html>.
Acesso em 22 de janeiro de 2013
MDS.gov.br. Geografia
da Fome, de Josué de Castro, faz 60 anos. Disponível em <http://www.fomezero.gov.br/noticias/geografia-da-fome-de-josue-de-castro-faz-quarenta-anos>.
Acesso em 22 de janeiro de 2013
MENEZES, Francisco R. de Sá. Josué de Castro: por
um mundo sem fome. São Paulo: Mercado Cultural, 2004. 120p. il.
(Projeto Memória, 8)
TENDLER, Sílvio. Josué de Castro - Cidadão
do Mundo.[Vídeo–documentário]. Rio de Janeiro: Bárbaras Produções, 1996
SOBRE OS AUTORES
JOSÉ ROMERO ARAÚJO
CARDOSO – Especialista em Geografia e Gestão
Territorial (UFPB-1996) e em Organização de Arquivos (UFPB - 1997). Mestre em
Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte (2002). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de
Geografia/DGE da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais/FAFIC da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Tem experiência na área de
Geografia Humana, com ênfase à Geografia Agrária, atuando principalmente nos
seguintes temas: ambientalismo, nordeste, temas regionais. Espeleologia é tema
presente em pesquisas. Contato: romero.cardoso@gmail.com.
BENEDITO VASCONCELOS
MENDES – Graduação em Engenharia Agronômica
pela Universidade Federal do Ceará (1969), Mestrado em Microbiologia Agrícola
pela Universidade Federal de Viçosa (1975) e Doutorado em Agronomia
(Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor
adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Ex-presidente da
Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), ex-chefe
geral da EMBRAPA MEIO NORTE, em Teresina-PI, ex-presidente da Fundação de
Pesquisa Guimarães Duque e atual Superintendente Federal de Agricultura no
Estado do Rio Grande do Norte. Publicou vários livros sobre o desenvolvimento
regional, entre eles: Alternativas
tecnológicas para a agropecuária do Semi-Árido (Ed. Nobel, São Paulo), Plantas e animais para o Nordeste (Ed.
Globo, Rio de Janeiro) e Biodiversidade e
desenvolvimento sustentável do Semi-Árido (editado pela SEMACE,
Fortaleza-CE).
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